terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sathya Sai Baba


Bom dia Pessoal, como estão vocês? Eu vou bem.

Hoje apresento a vocês Sathya Sai Baba, uma figura impresssionante, que ensina através de belas palavras, espero que gostem.


A melhor maneira de conhecer Sathya Sai Baba é praticando seus ensinamentos.
Um pequeno esforço nesse sentido irá permitir que experimentemos a Verdade de sua mensagem.

Basear-se no relato dos outros pode ser bom, mas somente a vivência pessoal irá frutificar no Amor que Baba nos inspira a descobrir.

Conforme diz Sai Baba,

"O amor não age com interesses; o egoísmo é falta de amor.
O amor vive de dar e perdoar e o egoísmo vive de tomar e esquecer."


Sua vida é um exemplo de amor desinteressado. Ele costuma afirmar "minha vida é minha mensagem".

O que podemos ver de sua mensagem em sua vida?
Com relação às religiões, Sai Baba diz:

"Deixem que existam diferentes religiões, deixem que floresçam, deixem que a glória Divina seja louvada em todos os idiomas do mundo. Respeitem as diferenças entre religiões e reconheçam-nas como válidas, sempre que estas diferenças não tratem de extinguir a chama da irmandade do homem e a paternidade de Deus."

No ashram de Sathya Sai Baba, onde ele reside, no Sul da Índia, são comemoradas festividades como o Natal, o dia de Krishna, o dia de Buda, o dia das Mães, entre outras.

Ao redor de um guia espiritual, naturalmente se reúnem aqueles que querem obter experiência e conhecimento - este local, onde habitam o guia e os aspirantes, denomina-se ashram, na Índia.

No Natal, Sai Baba fala sobre a mensagem de Jesus e nos ensina sobre sua vida, com a ênfase no amor e na unidade que Jesus promovia e praticava.

No dia de Krishna, Sai Baba narra episódios em que as ações de Krishna exemplificam a conduta amorosa e sábia com a qual lidava com as situações.

Na ocasião comemorativa de Buda, Sai Baba nos explica a essência dos ensinamentos de Buda, como o cultivo das qualidades superiores pela quietude e silêncio, mas principalmente a atitude da não-violência em ação, pensamento e palavra.

No dia das Mães, assim como no dia das mulheres - e Baba estabeleceu o dia 19 de todos os meses como dia das mulheres - Sathya Sai louva o feminino nos recordando do amor maternal como manifestação mais tangível do supremo Amor divino. Um destaque muito grande é dado às virtudes e responsabilidades das mulheres que, enquanto mães, estarão educando a futura humanidade.

Com relação à educação, Sathya Sai Baba é bastante claro:

"A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter."

Em função de sua proposta educacional centrada nos Valores Humanos universais da verdade, paz, não-violência, amor e retidão, Sathya Sai conduziu a construção de escolas e universidades, atendendo a moças e rapazes desde o jardim da infância até o nível superior.

São obras que impressionam por sua beleza e dimensão, mas cujo valor principal não pode ser visto com os olhos, por ser a conduta de seus estudantes, voltados para o serviço à sociedade, trabalhando voluntariamente com alegria e amor.

Como cultivar essas qualidades nos jovens e crianças?
Por que esses estudantes estão felizes em ajudar aos outros, sem querer nem exigir nada em troca?

A vida do próprio Sai Baba é o maior exemplo inspirador, pois é uma vida de total dedicação à melhoria de condições físicas, mentais e espirituais dos seres humanos, ali na Índia e em todo o mundo.

O que o faz agir assim? O que faz os estudantes cultivarem o mesmo espírito solidário?

Conforme ensina Sai Baba, e o demonstra em suas ações, isso só é possível com a remoção da ignorância básica de que somos indivíduos separados e isolados, através do conhecimento superior da Verdade fundamental de que somos uma unidade, interligados, totalmente conectados.

Esta sabedoria é o alicerce de todas as virtudes. Quando eu sei que o que faço ao outro, estou fazendo a mim mesmo, inevitavelmente estarei fazendo o melhor bem possível a todos. Se não tenho a sabedoria mais elevada, holística e transcendental da unidade de toda vida, estou iludido em meu egoísmo, agindo maleficamente com o outro, por não perceber que somos como células de um corpo só.

É este conhecimento fundamental que, ensinado desde cedo por educadores que amam seus alunos, naturalmente germina em seres humanos que trabalham felizes pelo bem de todo.

Discurso:

DISCERNIMENTO E DESAPEGO

Data: 22/07/58 – Ocasião: Viagens - Local: Prasanthi Nilayam

Vocês estão todos de pé a céu aberto ao longo da estrada e alguns até subiram nas árvores; é realmente cruel para Mim falar-lhes por muito tempo. Mas apesar de toda esta inconveniência, vejo que vocês anseiam por ouvirem Minhas palavras e devo satisfazer-lhes. Bem, o ser humano é divino, aceitem Me tomem como exemplo; ele está aqui realmente em uma missão sagrada, por um propósito divino. Considerá-lo medíocre, fraco ou pecador é um grande engano. Isso é por si só um pecado. O
homem deve merecer o que é seu direito inato, ou seja, a paz interior. A inquietação é para ele um estado não-natural. Sua verdadeira natureza é a paz. Para recuperar esta herança de paz, o homem tenta vários métodos: acúmulo de riquezas, manutenção da saúde, domínio do conhecimento, cultivo das artes. Mas estes não são fundamentais. Três necessidades básicas ainda permanecerão depois que
todos estes métodos tiverem sido tentados: a necessidade da realidade, da luz e da imortalidade.


Apenas quando a Existência, a Luz Divina e o Néctar Divino são ganhos, é que a paz se estabelecerá.

É inútil envolverem-se em argumentações e disputas; aqueles que esbravejam ruidosamente ainda não alcançaram a verdade, acreditem em Mim. O silêncio é a única linguagem daquele que é conhecedor da verdade. Pratiquem a moderação na fala. Isso os ajudará de diversas maneiras. Isso desenvolverá o amor, pois a maior parte dos desentendimentos e facções nasce da falta de cuidado com as palavras
faladas. Quando o pé escorrega, a ferida pode ser curada; mas quando a língua escorrega, o ferimento causado no coração de alguém inflamará por toda a vida
. A língua está sujeita a quatro grandes erros; pronunciar falsidades, escandalizar, criticar os outros e falar excessivamente. Estes têm que ser evitados para que o indivíduo e a sociedade possam ter paz. Os laços de fraternidade serão estreitados se as pessoas falarem menos e mais docemente. É por isso que o silêncio era prescrito como um voto para os aspirantes espirituais pelas Escrituras Sagradas. Vocês são todos aspirantes em vários estágios do caminho e, assim, esta disciplina é valiosa para vocês também.

O Amor Deve Transformar Todos os Relacionamentos

O amor é o que os indivíduos e as nações precisam cultivar agora para o progresso. O Hindustão (atual Índia e Paquistão) tornou-se grande por conta da corrente de amor que fluiu sobre esta terra por séculos.

O amor precisa novamente transformar todos os relacionamentos: sociais, econômicos, educacionais, profissionais, familiares, religiosos, legais e outros. O pai deve amar o filho um pouco mais intensa e inteligentemente; a mãe deve distribuir amor a todos que venham a entrar no seu círculo de influência. A criança tem que amar os servos. O sentido de igualdade de que cada um é o repositório da Essência
Divina deve transmutar o comportamento social e individual.

O Desapego os Salva do Apego em Demasia

Vocês podem Me chamar de Personificação do Amor Divino! Vocês não estarão errados! O amor é a riqueza que Eu tenho e a qual distribuo entre os miseráveis e aflitos. Eu não tenho outras riquezas. A Graça do Senhor está sempre fluindo como a corrente elétrica no fio. Instalem uma lâmpada e liguem-na a uma corrente e a lâmpada iluminará seu lar na proporção da sua potência. A lâmpada é a disciplina
espiritual que vocês realizam; o lar é seu coração. Venham até Mim com alegria; mergulhem no mar e descubram sua profundeza; não há vantagem de mergulhar próximo à praia e jurar que o mar é raso e que não tem pérolas. Mergulhem fundo e vocês atingirão suas metas.

Lembrem-se, a espada do amor precisa ser guardada na bainha do discernimento. Os sentidos devem ser rigorosamente controlados pelo discernimento e desapego, os dois talentos gêmeos dados exclusivamente ao homem. O discernimento ensina-lhes como escolher suas diversões e seus companheiros. Ele lhes ensina a importância relativa dos objetos e ideais. O desapego salva-lhes de muito apego e instila um sentimento de alívio, em momentos de exaltação ou desespero. Estas são as duas asas que elevam a ave no ar. Elas sustentam diante de vocês a impermanência do mundo e a permanência da bem-aventurança da realidade, impulsionando-os a dirigirem suas vidas em direção à prática espiritual e a nunca falharem na contemplação da Glória do Senhor.

Publicação em Português: Palavras de Sathya Sai - Vol. 01 - Discurso 10 - 12/1999
Publicação Original: Sathya Sai Speaks - Vol. 01 - Discurso 10 - 12/1958