quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Bloggueiro é assanado na China...


Boa tarde pessoal, como estão vocês?

Eu estou bem, porém com essa noticia, um pouco assustado ehehehe. Imagina se a moda pega aqui no Brasil, tava frito.

Vou transcrever a noticia do jornal terra e após fazer meu comentário:

Blogueiro é assassinado após gravar manifestação

Um blogueiro foi espancado até a morte por um grupo de inspetores municipais por tê-los gravado em vídeo enquanto agrediam manifestantes durante um protesto na China, informou o site Tech Crunch.

No último domingo (13/01), o blogueiro Wei Wenhua, gerente de uma companhia de construção na cidade chinesa de Tianmen, passou por um tumulto entre guardas municipais e moradores do local.

Wei usou seu celular para filmar o protesto, mas foi visto e cercado por um grupo de cerca de 50 fiscais, conhecidos como 'Chengguan', que exigiram que ele apagasse a gravação. Quando Wei se recusou a fazer isso, foi espancado por cerca de cinco minutos, mesmo tendo entregado o telefone.

"Wei é o primeiro 'jornalista comunitário' a morrer na China pelo que ele estava tentando filmar. Ele foi espancado até a morte por fazer algo que está se tornando cada vez mais comum e que era uma forma de expor oficiais da lei que continuam a passar dos limites", manifestou-se a organização Repórteres Sem Fronteiras, segundo o site vnunet.com.

O confronto também deixou quatro pessoas feridas. Após o crime, o governo chinês agiu rapidamente para deter os envolvidos, prendendo 24 guardas municipais, enquanto mais de 100 estão sob investigação. Além disso, o chefe do departamento municipal de administração urbana foi demitido, de acordo com comunicado divulgado pelo órgão oficial de imprensa do país.

O celular de Wei foi recuperado, mas a gravação havia sido apagada.


Magnet

Pessoas do meu coração, vocês viram que a violência não é só praticada deste lado do tópico, mas sim, em toda a sua extremidade, por isso desejo aos jornalistas comunitários, mais conhecidos como blogueiros, para tomarem a devida precaução quando estiverem em seu intento jornalisticos.

Mas não desanimaremos de nossas matérias jornalisticas, pois o mundo precsia de pessoas que possam mostar esses atos de vandalismos e crueldade, para mudarmos os sentimentos das pessoas.

Desejo que a paz entre em nossos corações, amo vocês.