terça-feira, 11 de março de 2008

Zacarias ihihihihi



Boa tarde Pessoal, como estão vocês?

Eu estou bem, muito feliz e sempre aprendendo.

Bem como falei ontem para vocês, estou falando essa semana dos trapalões, um mito na minha infância, minha alegria e diversão e hoje inspiração eehehehehehe.

Ontem falei de Antônio Carlos - Mumu ou Mussum, hoje falarei de Mauro Faccio Gonçalves, mas conhecido como Zaca ou Zacarias, com sua expressão peculiar Mauro roubava a alegria e o sorrizos das crianças com muita facilidade.

Vamos falar um pouco desse notável amante do humor:

Mauro Faccio Gonçalves, conhecido popularmente como Zacarias (Sete Lagoas, MG, 18 de janeiro de 1934 — Rio de Janeiro, 18 de março de 1990) foi um humorista brasileiro. Ficou conhecido do grande público pelo seu trabalho no grupo Os Trapalhões.

Biografia
Desde pequeno, gostava de música e de teatro. Na juventude pensou em ser arquiteto, mas dificuldades financeiras o impediram de iniciar o curso. Seu primeiro emprego foi numa fabrica de café, onde seu pai já trabalhava.

Para não ficar parado nas horas vagas, Mauro começou a trabalhar no rádio, num programa humorístico chamado "Em Babozal Era Assim". Através do humor, logo tornou-se conhecido por uma característica marcante: a incrível habilidade de trocar de vozes, criando vários tipos completamente diferentes, e imitar animais com rara perfeição. Logo veio o reconhecimento: já conhecido como Zacarias, Mauro Gonçalves foi considerado o melhor comediante do rádio de 1960 a 1963 em Belo Horizonte.

Apesar da timidez - que inicialmente o impedia de trabalhar na televisão - Mauro estreou em um programa de calouros na TV Excelsior, em 1963, onde criou 5 tipos diferentes, com enorme sucesso. Mais tarde foi para a TV Tupi, onde finalmente encontrou "Os Trapalhões": Didi, Dedé e Mussum, completando assim a formação do quarteto em 1975. Além do personagem Zacarias, Mauro Gonçalves também era a voz que interagia com o personagem Aparício, interpretado por Renato Aragão. Além dos sucessos com o "Os Trapalhões" Mauro fez um filme com Roberto Machado, "Deu A Louca Nas Mulheres". Em 1970, foi premiado pela sua interpretação na peça "A Dama do Camarote". Permaneceu no grupo até 1990, ano em que faleceu.

Zacarias como personagem
O personagem Zacarias era caracterizado pelo jeito infantil e ligeiramente afetado (embora sem conotação homossexual), pela peruca (Mauro Gonçalves era calvo) e pela risada característica. Ele dizia que "Zacarias" era o nome de um galo que ele tinha na infância, e desde pequeno o chamavam assim.

Seu personagem continua a ser o mais caricato de todos, marcado por seu dentes saltados e sua risada inconfundível, e pelo constante assédio à sua peruca (sempre alguém ou algo roubava sua peruca, a qual ele desesperadamente se esforçava para recuperar em meio a gritos e lamúrias).

Falecimento
Embora a família do ator tivesse omitido a razão de sua morte, o boletim médico liberado para a imprensa pela Clínica São Vicente, localizada na Gávea, no Rio de Janeiro diz que o ator teve insuficiência respiratória em consequência de uma infecção pulmonar. De lá seu corpo foi embalsamado e levado para Sete Lagoas onde foi sepultado. Seu falecimento chocou muitas crianças, já que na época ele estava em plena atividade.

Após o seu falecimento, em um processo movido em 1998, os familiares do humorista reivindicam uma indenização à Rede Globo, referente ao pagamento dos direitos autorais do artista pelas retransmissões do programa "Os Trapalhões", entre 1989 e 1998. O processo ainda não terminou.

Como podemos ver o Zacarias ou Mauro Faccio Gonçalves nos deixou repentinamente, mas fica até hoje nas nossas lembranças.

Pessoal Amo vocês e ihihihihihihih.

Beijos