quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Carnaval está ai....



Bom dia pessoal, como estão vocês?

Eu estou bem, como um folião fanfarrão, já preparei minha fantasia para esse carnaval ehehehe.

As expectativas para o carnaval sempre são as melhores, a final o Brasil é a terra do carnaval, do feriado, da troca de ministro e até do biodiesel ehehehehehe.

O nosso carnaval é muito bom, muita mulher semi-nua ou nua, muita cerveja, muito axé eheheheh.

O significado de carnaval é muito interessante, saca só:

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Ainda bem que o carnaval se mantave como uma festa pagã, como explica José Neves Vicente,num estudo mais aprofundado:

A etimologia da palavra carnaval sempre preocupou os estudiosos. Uma de suas prováveis origens é o carrum navale, um barco alegórico com que os romanos abriam certos festejos. Era levado por animais cobertos de enfeites e montado por homens e mulheres, todos nus e cantando obscenidades. Segundo o satírico Petrônio (século I d.C.), o povo de Roma parecia endoidecer no carnaval: sem distinção de classe ou idade, romanos e escravos diziam o que queriam a quem queriam, em absoluta libertinagem. Mas a palavra também pode ter nascido de carnem levare, que quer dizer suspender o uso de carne, em alusão ao período de abstinência da Quaresma, que começa na quarta feira de Cinzas. Alias, essa localização temporal da festa é divida ao catolicismo, que determinou que o domingo de carnaval deve ocorrer sete semanas antes da páscoa. Também a origem do próprio carnaval se perde em hipótese. Sua aparição, às vezes, é relacionada com cerimônias de abertura do ano agrícola, e em honra ao ressurgimento da primavera, que parece terem existido entre povos da arqueocivilização européia. Outras fontes afiançam que o carnaval nasceu nas festas alegres de Ìsis, a lua, e de Àpis, o boi sagrado, entre os antigos egípcios.

Na verdade, festas com características ?carnavalescas? podem ser encontradas entre os mais diversos povos e em muitas épocas: entre os hebreus bíblicos, nas bacanais romanas, nas festas gregas ao deus Dionísio e até na Idade Média. De qualquer modo, no carnaval europeu combinaram-se tradições diferentes. Das antigas festas agrícolas, restou a data em que é celebrada a tradição do uso de máscara, reminiscência da personificação dos espíritos dos mortos, descendo sobre os vivos e a aspersão com água e farinha, símbolos de purificação.

Pouco preocupado com sua origem, o carnaval sempre foi mal comportado, zombeteiro e licencioso ? o catolicismo jamais o tolerou e, na impossibilidade de evitá-lo, regularizou-o. O Papa Paulo II, século XV conseguiu que os festejos carnavalescos fossem centralizados na Via Lata que desembocava defronte do palácio papal e permanecia em selênico o ano inteiro. Do palácio era fácil assistir às corridas de corcundas, ao lançamento de ovos e outras manifestações de euforia que ocorriam sob a luz de tocos de vila (os molcoletti).

As autoridades católicas tentaram fazer mudanças, mas o carnaval conservou seu espírito pagão, sua algazarra e impertinência. Na Espanha medieval as flores lhe emprestavam poesia. Em alguns países, sobretudo na França, serviu de veículo para alterações políticas. Conta-se que até Napoleão gostava de mascarar-se e participar da folia carnavalesca. Na Itália do século XVI eram comuns as ?mascaradas?, que tinham características de velhos festejos populares e eram representadas por um grupo de pessoas que se mascaravam a partir de um tema, em geral mitológico. No final do século XIX o carnaval europeu definhava. Cidades como Veneza, Colônia, Londres, Nápoles e Munique relembram agora, imersas em silencio seus antigos carnavais, então os mais belos do mundo. Nessa época, o carnaval alcançava, no Brasil, toda sua plenitude.

Mas o que interessa mesmo é a farra, então vamos farrear até a quarta-feira de cinzas.

Beijos e amo vocês e bom carnaval a todos, já vamos começar com os pré-carnavais eheheheheheheheheh.